As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

sábado, 29 de agosto de 2015

Cheesecake de chocolate


Este ano ainda não tinha feito nenhum cheesecake e estava mesmo a apetecer fazer um de chocolate, primeiro pensei fazer um no forno, depois decidi por fazer um mais fresco, peguei no que tinha e fiz um meio à sorte. O resultado ficou espectacular, ficou bonito e muito saboroso, com uma textura esponjosa e cremosa.
Antes que me perguntem o porquê de bolachas de água e sal, já vou adiantar-me, as bolachas doces que utilizei são as tradicionais bolachas Maria, como tenho algumas em casa e acho essas bolachas muito doces, o que acaba por deixar uma base um pouco enjoativa, decidi colocar um pouco da outra, pode ser um pouco estranho mas na realidade ficou bom e é o que importa.

200g de bolachas doces
50g de bolachas de agua e sal
120g de manteiga derretida
400g de natas
400g de queijo creme
300g de chocolate
150g de açúcar
7 folhas de gelatina incolor
3 claras
3 gemas
1 café expresso

Comece por forrar uma forma de aro com papel vegetal.
Triture as bolachas até ficar uma farinha, adicione a manteiga e misture muito bem até formar uma massa, coloque na forma e forme uma base uniforme, costumo utilizar uma colher, reserve no frio para solidificar.
Num tacho em banho-maria, coloque o chocolate partido, o café e uma colher de sopa de manteiga, mexa longe a longe até derreter e reserve para que esfrie um pouco.
Bata as claras em castelo com umas gotas de sumo de limão, adicione o açúcar, bata mais um pouco e reserve.
Bata as natas até ficarem bem firmes, adicione o queijo, as gemas e o chocolate derretido.
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria, assim que estiverem amolecidas, escorra a gelatina e leve ao microondas para derreter, coloque numa potencia baixa e é uma questão de segundos. Adicione ao preparado anterior e misture muito bem e com movimentos rápidos.
Envolva muito bem as claras em castelo, verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar.
è um cheesecake um pouco diferente mas posso garantir que fica muito bom.




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tarteletes de chocolate e caramelo salgado



Para a base:
200g de bolachas
100g de manteiga derretida


Triture as bolachas até ficarem como fosse farinha, junte a manteiga derretida e envolva até ficar uma massa, forre as formas das tarteletes, de preferência de fundo amovível, comecei por forrar as laterais e depois o fundo, reserve no frigorífico.


Para o caramelo salgado:
200g de açúcar
100ml de água
100ml de natas
1 colher de sopa de manteiga

1/2 colher de café de sal fino

Coloque o açúcar num tacho juntamente com a água e leve a lume médio até formar um caramelo, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem, deixe arrefecer um pouco e distribua pelas tarteletes.

Para o ganache de chocolate:
200g de chocolate de leite de boa qualidade
150g de natas
1 colher de sopa de manteiga

Num tacho, coloque as natas e o chocolate partido, aqueça sem deixar ferver, retire, junte a manteiga e mexa com uma vara de arames. Distribua pelas tarteletes e leve ao frio para endurecer.

Quando for para servir, retire do frio uns minutos antes, o tempo necessário para fazer o merengue.

Para o merengue:
2 claras
100g de açúcar
Essência de baunilha q.b.

Comece por bater as claras, assim que formar espuma adicione o açúcar, uma colher de cada vez, adicione a baunilha e continue a bater até ficar firme e brilhante, Com um saco de pasteleiro, coloque um pouco por cima de cada tartelete e queime com a ajuda de um maçarico de cozinha.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pudim de chia com coco e maracujá


500ml de leite de arroz e coco
65g de sementes de chia
2 c. de sopa de coco ralado
16 maracujás*
Mel a gosto

*A quantidade dos maracujás não precisa ser necessariamente esta, utilizei estes todos porque gosto bastante e pode substituir por outras frutas.

Numa taça, misture o leite, as sementes, o coco e o mel, mexa muito bem até ficar muito bem misturado. Em vez de meter numa taça, pode dividir por frascos e é só agitar.
Leve ao frigorífico por umas 3 ou 4 horas, eu prefiro sempre deixar durante a noite.
No caso de ter utilizado a taça, antes de servir, distribua por tacinhas e cubra com a polpa de maracujá.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Bolo de leite de coco


Esta receita foi retirada do blog Alquimia dos Tachos, uma menina muito querida e que cozinha que é uma maravilha, eu sigo muitos bons blogs portugueses e este é um deles.
Vou colocar a receita exactamente como está no blog porque segui á risca, no entanto, espero que visitem e acho que vai ser difícil não ficarem apaixonados pelas receitas.
A minha opinião sobre o bolo, sou suspeito porque adoro coco mas ficou delicioso.

200ml de leite de coco
370g (1 lata) de leite condensado
4 ovos
50g de creme vegetal líquido
2 colheres de sopa de açúcar
125g de farinha de trigo
30g de farinha de coco*
½ colher (chá) de fermento em pó
q.b. de coco ralado e em lascas* (para decorar)

(*ver nota)



Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar o acessório misturador na taça. Adicionar 150 ml leite de coco, 250 g de leite condensado, os ovos, o creme vegetal e o açúcar. Misturar na velocidade 7 durante 1 minuto.
À parte, juntar a farinha de trigo, a farinha de coco e o fermento em pó. Peneirar esta mistura para dentro da taça e mexer na velocidade 6 durante 1 minuto.
Verter a massa numa forma redonda, previamente untada (ou revestida de papel vegetal) e levar ao forno durante cerca de 40 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.
Desenformar o bolo depois de frio e regar com o restante leite de coco e condensado, previamente misturados. Polvilhar, generosamente, com coco ralado e em lascas.


NOTA: A farinha e as lascas de coco podem ser encontradas em lojas de venda de produtos biológicos e/ou dietéticos. Alguns hipermercados também têm uma secção destinada a estes produtos.
No entanto, poderá substituir a farinha de coco por coco ralado, ou por farinha de trigo. O bolo pode ser coberto apenas com coco ralado.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Gelado de melancia com gelatina de morango


Vocês devem estar a perguntar porque coloquei gelatina no gelado, a resposta é muito simples, os morangos nesta altura estão um pouco caros, em casa dos meus pais tem mas eu deixo para a minha sobrinha e como tenho cá em casa umas gelatinas sem açúcar, achei que podia utilizar para dar um pouco de sabor ao gelado. 
É quase um dois em um, fiz os gelados e com o pouco que sobrou, coloquei em taças e deram umas belas gelatinas para sobremesa.
Quanto aquela parte branca do gelado, foi só para dar uma graça, fervi um pouco de leite com baunilha e açúcar.

400g de melancia
1 saqueta de gelatina de morango
250ml de água
Raspas de 1 limão
Hortelã a gosto
Açúcar se achar necessário

Como a gelatina tem que esfriar, o melhor é que seja a primeira a ser preparada.
Coloque a água num tacho e deixe ferver, assim que levantar fervura, retire o tacho do lume e dissolva muito bem a gelatina, reserve para que esfrie. Para que o processo seja mais rápido, coloque o tacho dentro de um recipiente com um pouco de água fria.
Coloque a melancia, as raspas de limão e a hortelã no liquidificador e triture tudo muito bem, passe a mistura por uma rede e misture esse sumo com a gelatina já arrefecida.
Se achar necessário adicione um pouco de açúcar, eu não adicionei, apesar da gelatina ser sem açúcar, a melancia bastou para adoçar o gelado.
Distribua por cuvetes para gelados e leve ao congelador por umas horas, não sei precisar o tempo porque deixei de um dia para o outro.
Só uma sugestão, coloquem só uma ou duas folhas de hortelã para poder sentir os outros sabores.


sábado, 1 de agosto de 2015

Sumos Detox


Nesta 27ª edição do grupo “Dia Um… Na Cozinha!” foi proposto fazer os tão falados Sumos Detox, ainda bem que este tema surgiu, muitas pessoas ainda têm uma ideia completamente errada e consomem como fosse o "milagre" do emagrecimento.

Detox significa limpeza do organismo, através de medicina alternativa, são uma combinação de vários alimentos (frutas, legumes, sementes, raízes) escolhidos por serem ricos em fibras, vitaminas, minerais, propriedades antioxidantes e desintoxicantes, que vão ajudar todo o corpo a funcionar melhor.

Tenho reparado que muitas pessoas têm a ideia que estes sumos servem só para emagrecer, está completamente errado, eles ajudam a emagrecer e a limpar o organismo.
Outra ideia muito errada é substituírem as refeições pelos sumos, as nossas refeições são muito importantes e nunca podem ser substituídas, os sumos devem ser feitos preferencialmente com alimentos biológicos, devemos beber pela manhã, antes de tomar o pequeno almoço, acompanhado de exercício físico e uma dieta equilibrada. 
Para terminar, não pense que é só pegar em todas as frutas e legumes que tem em casa e meter no liquidificador, temos que saber quais os benefícios de cada um, entre outras coisas.
Antes de começar alguma coisa, leia alguns artigos, procure alguém que perceba do assunto porque só assim é que vai ter os resultados pretendidos.

Desde o dia 15 que tenho andado a ler algumas páginas e blogs sobre o assunto, atenção porque alguns não devem ser lidos, fazem promessas absurdas e claramente não percebem nada do assunto.
Por isso eu peço, se escrevi alguma coisa errada por favor corrijam-me, estamos aqui para aprender uns com os outros e não sou nenhum entendido no assunto, estas são algumas conclusões que tirei, mas existem muitas outras coisas interessantes que podemos aprender.
Fiz alguns sumos e estes foram os que escolhi:


Sumo detox de espinafres

1 mão de espinafres 
1 cenoura
1 maçã
1 laranja
4 folhas de hortelã
1 c. de sobremesa de gengibre
1 c. de sobremesa de sementes de linhaça
1 copo de água gelada





Sumo detox de beterraba 

1 beterraba
1 tomate
2 rodelas de abacaxi
Sumo de 1 limão
2 folhas de hortelã
1 c. de café de gengibre
1 c. de sobremesa de sementes de linhaça
200ml de água gelada


Coloque todos os ingredientes no liquidificador, não adicione açúcar nem adoçante e não guarde de um dia para o outro para não perder nutrientes.