quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Tarte de mirtilos


Ingredientes:
Base:
200g de bolachas (use as que quiser, nesta receita usei umas bolachas de arroz tufado com mirtilos desidratados, fez com que ficasse com uma crocância e misturei bolachas integrais para que não ficasse uma base tão doce)
80g de manteiga


Recheio:
100g de mirtilos
1 saqueta de gelatina de mirtilo
1 lata de leite condensado
Água (a quantidade depende do que indica na embalagem da gelatina, mas já explico)


Preparação:
Vamos começar pela base. Se a manteiga não estiver amolecida, leve por uns segundos ao microondas, só até amolecer e reserve. Com a ajuda de um robot de cozinha triture as bolachas, no caso de não ter um robot, pode embrulhar as bolachas num pano e esmagar com a ajuda de um rolo da massa ou outro utensílio. Junte a manteiga, misture bem e forre uma tarteira, de preferência de fundo amovível, com as mãos ou com a ajuda de uma colher, pressione bem e leve ao frigorifico.
Para fazer o recheio vamos começar pela gelatina, como referi nos ingredientes, a quantidade de água vai variar um pouco do que vier descrito na embalagem e da qualidade da gelatina, já vi embalagens em que necessitavam de 500ml e outras de 1l, no meu caso era 1l, no caso de vocês só encontrarem gelatinas que só pede 500ml usem duas saquetas. Depois vem a parte da qualidade, se a vossa gelatina for daquelas que fica durinha, de 1l vocês vão utilizar 600ml, se for daquela que fica mais molinha, vão ter que reduzir mais na quantidade da água para que solidifique melhor, então vão utilizar uns 500ml.
Voltando á preparação, da quantidade total da água vocês vão dividir em duas partes iguais, uma das partes juntam os mirtilos, trituram muito bem, passam por uma rede para não ir aqueles pedacinhos da pele e reservam, a outra parte vão levar ao lume até ferver, juntam a gelatina e mexem até ficar bem dissolvido, depois adicionam os mirtilos triturados e o leite condensado, mexem muito bem, vertam para a tarteira e levem ao frigorífico por umas horas, o tempo suficiente para solidificar.
Decorem com frutas e deliciem-se.

*Não sei se dei tantas voltas e se acabei por complicar na explicação, espero que não, no caso de não perceberem perguntem através dos comentários, estarei aqui para ajudar.


2 comentários:

  1. Waounh ficou mesmo mt bonita adorei obrigada pela partilha bjs

    ResponderEliminar
  2. Boa noite é necessário acrescentar os mirtilos ou posso fazer sem os mirtilos?

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)