O bilharaco, também chamado de bilhareco, era o que eu chamava na brincadeira quando era mais pequenito, é um doce tradicional português, típico de Aveiro. É uma espécie de pastel doce frito, feito de massa de abóbora menina, característico da época do Natal e na minha mesa não pode faltar.
O bilharaco é conhecido por vários nomes, varia de região para região e a sua confeção também pode variar consoante o gosto de cada um, pode ser mole ou mais consistente, pode ser frito ou assado no forno e pode conter frutos secos.
Esta foi a primeira vez que fiz porque quem costuma fazer é a minha mãe e não é receita dela, isto porque ela faz a olho, ela diz que o bilharaco não tem uma receita certa, á medida que vamos fazendo, temos que ir vendo o nosso ponto certo, como algumas pessoas dizem "temos que ir falando com a massa".
A abóbora menina tem que ser amarelinha e temos que ter em atenção, que depois de cozida fica muito pouco, este é o único mal. Eu não sei quanto pesava a minha abóbora para depois de cozida dar 360g, em conversa com outras pessoas, a abóbora podia rondar os 2kg.
1 abóbora (depois de cozida e escorrida deve dar uns 360g)
100g de açúcar
60g de farinha
1 ovo
1 pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
Aguardente a gosto ou vinho do Porto
Canela e açúcar para polvilhar
Coza a abóbora no dia anterior com o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal, depois de cozida coloque a abóbora no centro de um pano, fazendo tipo uma trouxa e deixe escorrer de um dia para o outro dentro de um coador para que liberte o máximo de água possível.
No dia seguinte, pegue na trouxa e esprema mais um pouco para libertar mais água.
Agora vem a parte divertida de meter a mão na massa, coloque a abóbora num recipiente e esmague bem, junte os outros ingredientes e amasse muito bem, relembro que pode alterar as medidas para ganhar mais consistência e acrescentar frutos secos.
Faça bolinhas ou se preferir utilize duas colheres e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhos.
Coloque a escorrer em papel absorvente e depois passe por açúcar e canela.
São deliciosos! Beijinhos
ResponderEliminarA minha também os faz todos os anos e são tão bons,....parecia que estavas a descrever uma conversa com a minha mãe :)
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
Olá,
ResponderEliminarQue delícia de bolinhos.
Adoro esses bolinhos. Costumo fazer mas não sei se a receita é ou não igual a tua (acho que já anda pelo meu blogue, tenho de pesquisar)...
Uma coisa faço como tu, cozer a abóbora, e depois espreme-la muito bem para retirar toda a água.
Os meus homens adoram e assim eu como menos para manter a linha. :-) LOL
Beijinhos e fica bem,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/lagartos-biscoitos-de-farinha-de-milho.html
Eheheh falando com a massa :D mas é que é mesmo!! não há uma receita igual, pois tudo depende de como se faz, são doces que tem de ser feitos com carinho e pronto, saem essas delícias :) Adorei!!ficaram lindos e deram-me saudades dos meus...vou ter que repetir lá se vai a dietaaaaaaa oh nãooo ;) beijinhos e parabéns, podes mandar vir uns dois ou 3 ihihih
ResponderEliminarNunca comi mas com esse aspecto convenceste-me a experimentar :)
ResponderEliminarGulosoqb
devem ser muito bons :p
ResponderEliminaro mais parecido que comi, foi sonhos de abobora :p
bjs
Carla
http://cromasdacozinha.blogspot.pt/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE a verdadeira receita, leva nozes e pinhões! São muito bons, fáceis de fazer e na minha mesa de NATAL não faltam e principalmente no carnaval, pois são um doce principalmente típico do carnaval de Ovar.
ResponderEliminarCerca de 4kg de abóbora...
Beijinhos e cumprimentos. :)
Tb os faço assim; só lhe acrescento nozes picadas.
ResponderEliminarComo faço para ficarem mais húmidos? Coloco a mesma as cem gramas de farinha ou menos? Não gosto secos, a minha avó era a única pessoa que fazia húmidos agora não encontro, são secos
ResponderEliminar