Este ano ainda não tinha feito nenhum cheesecake e estava mesmo a apetecer fazer um de chocolate, primeiro pensei fazer um no forno, depois decidi por fazer um mais fresco, peguei no que tinha e fiz um meio à sorte. O resultado ficou espectacular, ficou bonito e muito saboroso, com uma textura esponjosa e cremosa.
Antes que me perguntem o porquê de bolachas de água e sal, já vou adiantar-me, as bolachas doces que utilizei são as tradicionais bolachas Maria, como tenho algumas em casa e acho essas bolachas muito doces, o que acaba por deixar uma base um pouco enjoativa, decidi colocar um pouco da outra, pode ser um pouco estranho mas na realidade ficou bom e é o que importa.
50g de bolachas de agua e sal
120g de manteiga derretida
400g de natas
400g de queijo creme
300g de chocolate
150g de açúcar
7 folhas de gelatina incolor
3 claras
3 gemas
1 café expresso
Triture as bolachas até ficar uma farinha, adicione a manteiga e misture muito bem até formar uma massa, coloque na forma e forme uma base uniforme, costumo utilizar uma colher, reserve no frio para solidificar.
Num tacho em banho-maria, coloque o chocolate partido, o café e uma colher de sopa de manteiga, mexa longe a longe até derreter e reserve para que esfrie um pouco.
Bata as claras em castelo com umas gotas de sumo de limão, adicione o açúcar, bata mais um pouco e reserve.
Bata as natas até ficarem bem firmes, adicione o queijo, as gemas e o chocolate derretido.
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria, assim que estiverem amolecidas, escorra a gelatina e leve ao microondas para derreter, coloque numa potencia baixa e é uma questão de segundos. Adicione ao preparado anterior e misture muito bem e com movimentos rápidos.
Envolva muito bem as claras em castelo, verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar.
è um cheesecake um pouco diferente mas posso garantir que fica muito bom.