Já estava desde o ano passado para fazer broa de milho, ainda não tinha feito porque tinha receio, não surgiu um motivo que encorajasse.
E eis que o motivo chegou, impulsionado pelo grupo "Dia Um... Na Cozinha!", com o tema deste mês o Pão, lá me enchi de coragem e meti a mão na massa.
Inicialmente ia adicionar salpicão, depois troquei de ideia e já tinha decidido que ia fazer com sementes, por fim no meio do nervosismo acabei por esquecer das sementes, fiquei um pouco triste mas passou rápido, assim que comecei a sentir aquele cheirinho a broa quente, o aspecto estava a ficar como previsto e depois de provar uma fatia com manteiga, confesso que tudo parou.
Foi uma boa experiência que vou repetir muitas mais vezes, fez recordar a infância e as broas que a minha querida avó fazia naquele forno de pedra, com chouriços e morcelas pendurados, belos e bons tempos.
Por isso dedico esta broa aos meus avós, principalmente a minha avó Micas.
500g de farinha de milho amarelo
500g de farinha de trigo
150g de farinha de centeio escura
50g de açúcar
25g de sal
25g de manteiga
50g de fermento de padeiro
700ml de água
Peneire as três farinhas.
Ponha 600ml de água ao lume até ferver, a seguir escalde a farinha de milho, mexa com uma colher de pau e deixe arrefecer um pouco, até suportar a temperatura da massa para que possa amassar com as mãos, forme uma bola e reserve.
Coloque a restante água (deve estar morna) numa bacia, junte o sal, o açúcar, a manteiga e dissolva o fermento.
Junte a bola de massa de milho e vá adicionando a farinha de trigo e de centeio, amasse tudo muito bem.
Faça umas bolas com a massa e com a ajuda de uma tigela polvilhada de farinha, dê a forma desejada às broas, coloque num tabuleiro com papel vegetal e deixe levedar durante 30 minutos (para levedar eu ligo o forno, abro a porta do mesmo e deixo o tabuleiro pousado em frente).
Passado esse tempo, leve ao forno a 220º durante mais ou menos 45 minutos.