segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Gelado de chocolate


Já fazia algum tempo que não participava no grupo "Dia Um... na Cozinha", já vamos na 39ª edição e como o tema são gelados, a melhor coisa que podemos ter por perto nestes dias quentes, decidi que não poderia faltar.
Comecei a fazer, a juntar ingredientes, nem sabia ao certo se iria resultar mas a verdade é que correu bem, saiu um gelado de chocolate com um leve aroma a café e bastante cremoso.
Como devem reparar nas fotos, a bola de gelado já não está muito direita, fotografar gelados quando a temperatura está a chegar aos 40º, não é tarefa nada fácil mas na hora de provar compensa.

200g de chocolate negro
200ml de natas
200ml de leite

100g de açúcar
1 café expresso 
2 ovos


Num tacho, coloque as natas, o leite e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura, retire e adicione o chocolate partido em pedaços pequenos e o café. Adicione o preparado ás gemas, um pouco de cada vez para não cozer as gemas, e mexa bem até a mistura ficar homogénea.
Leve o preparado ao frigorífico até esfriar.
Bater as claras em castelo e envolver bem no preparado.
Coloque o preparado num recipiente e leve ao congelador. Agora vem a parte que demora um pouco mais, de 2 em 2 horas tire o gelado do congelador e bata com um garfo ou batedeira para quebrar os cristais de gelo, assim começa a fazer o gelado. Repita esta operação quantas vezes for necessário, até a mistura se apresentar com a textura de um gelado.


Reacções:

3 comentários:

  1. Café com chocolate, irresistivel...
    Bjs.
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia de gelado.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/dia-um-na-cozinha-e-gelados-caseiros.html

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)