Pages - Menu

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Carne de vaca estufada


1,5 Kg de carne de vaca cortade em pedaços
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados 
1 cenoura cortada em rodelas 
500g de ervilhas
1 pimento verde cortado em tiras
Salsa q.b. SULDOURO
Oregãos q.b. SULDOURO
Polpa de tomate q.b.
2 folhas de louro SULDOURO
Azeite q.b.
1 cubo de caldo de carne
1 copo de vinho branco
Sal grosso q.b. 
Pimenta branca q.b. SULDOURO 
Água q.b.
Numa panela coloque o azeite a aquecer.
Junte a cebola picada, os alhos picados e deixe refogar, depois adicione a polpa de tomate, o vinho, a carne e deixe cozinhar um pouco.
Adicione a água até cobrir a carne, junte o caldo, as folhas de louro.
Junte a cenoura, as ervilhas e o pimento, tempere com sal, pimenta, salsa, oregãos e deixe cozinhar até a carne ficar tenrra. Acompanhe o estufado com arroz BOM SUCESSO AGULHA.

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

sábado, 19 de outubro de 2013

Tarte de figos e mel


1 base de massa folhada ou quebrada
200ml de natas
200g de queijo mascarpone ou de barrar
100g de açúcar ou umas colheres de mel
2 folhas de gelatina incolor
sumo de meio limão
Figos

Ligar o forno a 180º.
Estender a massa numa forma para tartes, no caso de ser massa folhada pique com um garfo para não ganhar muito volume, leve ao forno por +/- 30 min.
Bata as natas até ficarem firmes, sem parar de bater junte o sumo de limão, o açúcar ou mel e depois o queijo.
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria até amolecer, depois de moles, escorra a água e leve a gelatina ao microondas por uns segundos até derreter, junte ao preparado mexendo bem.
Nesta fase queria ter posto uma camada de figos triturados e depois o preparado por cima, mas quando cheguei a casa já faltavam mais de metade dos figos ;)
Já com a base fria, espalhe o preparado pela base, decore com os figos, reque com um pouco de mel e leve ao frigorifico até solidificar.


Pudim esponja (ou devia ser) :)


Esta foi uma receita enviada pela minha amiguinha Carla Mota, não sei como fica a verdadeira receita, só sei que não fica assim porque alguma coisa correu mal, entretanto tive que inventar alguma coisa para poder ter sobremesa ;) troquei a bolacha por romã.
Como me falhou alguma coisa não vou por aqui como fiz, vou colocar a receita como me deram e se alguém a fizer, eu agradeço que me mostrem ;)


1 lata de leite evaporado
2 saquetas de gelatina de qualquer sabor
250ml de água quente
Bolacha moída para decorar

Colocar a lata de leite evaporado no frigorifico e quando for utilizar, retire uma hora antes.
Bata o leite evaporado até ficar em castelo, misture a gelatina com a água quente e junte ao leite evaporado em castelo. Leve ao frigorifico até solidificar e decore com bolacha moída.

domingo, 13 de outubro de 2013

Tarte de chocolate e noz

Ontem a noite cismei em fazer uma tarte de chocolate e noz para o almoço de hoje com a família, lá foi mais uma que fui fazendo como me deu na cabeça, o que é certo é que ficou bom, ainda bem porque por momentos pensei que íamos ficar sem sobremesa ;)


Neste caso usei massa folhada porque tinha duas em casa, no entanto o melhor seria fazer com massa quebrada ou uma base de bolacha
400ml de natas
200g de chocolate em barra
100g de farinha
2 ovos 
raspas de limão
1 colher de cha de baunilha
noz partida em pedacinhos

Ligue o forno a 180º
Desenrole a massa, coloque na tarteira, neste caso aparei um pouco a massa e com o que sobrou ainda fiz uma bolachinha com noz e açúcar baunilhado, pique com um garfo a base da massa e leve um pouco ao forno para a base não ficar crua. 
Aqueça as natas numa panela, mas sem ferver, quando estiverem quase para ferver, retire do lume, adicione o chocolate partido e mexa com uma vara de arames, até ficar bem envolvido.
Bata os ovos e adicione em fio ao preparado sempre a mexer, não adicione tudo de uma vez ou vai acabar por cozer os ovos, depois junte a farinha peneirada aos poucos, sempre a mexer para não formar grumos.
Depois de tudo bem envolvido adicione as nozes, a baunilha e por fim as raspas de limão.
Verta o preparado para a massa e leve ao forno +/- por 30 min, depois disso é decorar a gosto, queria ter polvilhado com açúcar em pó mas na falta usei chocolate em pó e umas metades de nozes.
Espero que gostem tanto quanto eu ;)

Nota: Para a massa não queimar muito rápido, pincele as beiras com água.

sábado, 12 de outubro de 2013

Massa com delicias e nozes (mais uma invenção)

O que fazer para o jantar? É a pergunta que me faço muitas vezes, lá fui eu para a cozinha ver o que tinha nos armários e tirar tudo para fora para fazer uma experiencia comestível para jantar, não é a sétima maravilha mas que ficou bom ficou ;)


Massa (vou deixar a quantidade para cada um decidir, apesar de sermos só dois cá em casa, é sempre em doses industriais ;) )
3 delicias em forma de lagosta
1 lata de cogumelos
1/2 alho francês
2 tomates
200ml de natas
Nozes a gosto
Azeite e manteiga q.b.
Sal q.b.
Estragão q.b. (Suldouro)
Alho q.b. (Suldouro)
Salsa q.b. (Suldouro)
Pimenta q.b. (Suldouro)

Cozer a massa com água, um pouco de manteiga e uma pitada de sal, não deixe muito tempo ao lume, quando estiver quase cozida, escoe a água da massa e reserve.
Na wok aqueça um pouco de azeite, depois de aquecido comece por adicionar o alho francês as rodelas, os cogumelos e deixe cozinhar um pouco.


Adicione as nozes partidas em bocadinhos, os tomates em gomos, as delicias em forma de lagosta as rodelas, as natas e tempere com o sal, a pimenta e o alho, deixe cozinhar um pouco.


No fim adicione a massa, tempere com estragão e salsa, envolta tudo, deixe cozinhar mais um pouco e está pronto, cá em casa primeiro ficaram assustados mas depois gostaram ;)

sábado, 5 de outubro de 2013

Feijoada de camarão

A minha amiga Sofia viu a minha receita de feijoada de camarão e decidiu experimentar, eu diria que ficou melhor que a original, digam lá se não ficou uma feijoada de comer e chorar por mais ;)



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Caldeirada de pescada com arroz

Hoje trago Caldeirada de pescada com arroz Bom Sucesso, tenho que salientar que o arroz é exelente e eu estou completamente rendido, não se esqueçam de visitar a Orivárzea.
A receita vai ser só da caldeirada.


1 pescada (deve dar +/- 6 postas)
4 batatas grandes as rodelas
1 cebola grande as rodelas
3 dentes de alho 
2 folhas de louro
3 tomates bem maduros
1/2 pimento vermelho aos cubinhos
Brócolos (opcional) 
Salsa q.b.
vinho branco q.b. 
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta e cravinho q.b. (Suldouro)

No fundo de um tacho dispor a cebola às rodelas, os dentes de alho picados, os tomates em pedaços pequenos, o pimento vermelho e as folhas de louro. Por cima meta as batatas cortadas às rodelas  e depois a pescada e os brócolos, por fim temperar de sal, pimenta, cravinho e a salsa
Regar com azeite e vinho branco a gosto,
Levar a lume médio por cerca de 30 minutos e vá agitando a panela de vez em quando, sem mexer. Quando a batata estiver cozida, está pronto a servir.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bolo nude de amoras

Hoje trago uma receita especial, com uma apresentação um pouco mais bonita, pelo menos tentei, para dedicar a uma amiga de infância que faz anos hoje. Sim é para ti Sofia (Simplesmente Arian), uma amiga que apesar de estar longe é como estivesse ao meu lado, uma amiga de uma vida.
Este é o meu presente de anos para ti, não vais provar mas pensa positivo, também não vais engordar, eu faço o sacrifício por ti ;) espero que gostes PARABÉNS e que tenhas um dia muito feliz :)


Para o bolo: 
4 ovos
200g de manteiga
200g de açúcar
200g de farinha
100g de chocolate em pó
1 colher de chá de baunilha
1 colher de chá de fermento

Comece por ligar o forna a 180º, o ideal era forrar a forma com papel vegetal para não ficar as marcas da farinha, como eu não tinha papel, untei a forma com manteiga e polvilhei com côco ralado, não se nota nada.
Bater as gemas com o açúcar e a manteiga amolecida até ficar um creme esbranquiçado, junte a baunilha, peneire a farinha e o fermento mexendo sempre.
Bata as claras em castelo e junte ao preparado envolvendo com uma espatula ou uma vara de arames.
Divida a massa em duas partes iguais, para poder fazer dois bolos baixos e leve ao forno por 20 min. +/-


Para o recheio:
200ml de natas frescas
200g de queijo mascarpone ou queijo para barrar
200g de açúcar
sumo de meio limão
(2 a 3 folhas de gelatina incolor para o caso do recheio não ficar bem firme)

Bater as natas bem firmes, juntar o queijo, o açúcar e depois o limão, batendo sempre entre cada adição.
No caso do recheio não ficar firme, mergulhe as folhas de gelatina em água fria até ficar mole, depois escorra e leve ao microondas com 1 a 2 colheres de água até a gelatina dissolver. Junte ao preparado, sempre a bater e leve um pouco ao frigorifico para endurecer um pouco.


Para a cobertura:
150g de chocolate em barra
4 colheres de natas

Partir o chocolate em pedaços e levar ao microondas para derreter, adicionar as natas e mexer até ficar um creme liso.

Calda para pincelar os bolos:
Misture um pouco de leite com um pouco de chocolate em pó e pincele os bolos para ficarem úmidos.

Montagem:
Coloque num prato um bolo, espalhe o recheio mas reserve um pouco para colocar em cima, espalhe a maior parte das amoras e reserve algumas para enfeitar, coloque o outro bolo por cima, regue com o chocolate, coloque no centro um pouco do recheio e enfeite com as restantes amoras. Leve ao frigorifico até servir.
Espero que gostem ;)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Frittata de legumes

O grupo “Dia Um... Na Cozinha” é um projecto recente, desenvolvido para vos convidar a pôr em prática a vossa criatividade e empenho e a “dar corpo” a receitas com base num tema que todos os meses vos será proposto.
Até ao dia 15 de cada mês ser-vos-á revelado o tema do mês seguinte e, com base nele, desafiamos-vos a elaborarem uma receita subordinada a esse tema.



Finalmente é dia 1 e é a 1º vez que estou a participar, estava ansioso para ver o desfile de Frittatas de legumes, para quem não sabe, a fritatta é uma especialidade da culinária italiana como omeletes e que normalmente é preenchido com diferentes ingredientes, como carne, legumes, queijos, cogumelos, etc.



8 Ovos
8 tomates cereja cortados a meio
4 dentes de alho picado
1/2 cebola cortada em cubos
1 Pimento verde
1 lata de cogumelos
100g de queijo ralado
1 ramo de salsa
Azeite q.b.
Sal q.b.
Erva provence q.b. (Suldouro)
Pimenta q.b. (Suldouro)


Numa frigideira aderente ( de preferencia que dê para ir ao forno) aqueça o azeite e frite a cebola e o alho até alourar, depois adicione o pimento e os cogumelos e deixe cozinhar em lume brando. Bata os ovos e adicione o queijo.



Tempere com sal, pimenta, salsa e a erva provence.


Misture tudo na frigideira, disponha as metades dos tomates e leve a fritar.


Ligue o forno a 200º.
Quando a Frittata estiver com a base frita, leve-a ao forno para acabar e alourar a parte de cima.
Por fim delicie-se ;)