terça-feira, 25 de março de 2014

Fogaça de Santa Maria da Feira


A Fogaça é um pão doce português que remonta ao séc. XVI, a  Festa das Fogaceiras ou o 20 das fogaças que se realiza todos os anos, a 20 de Janeiro em honra a S. Sebastião. 
Em 1505 o País foi fustigado por uma “epidemia brava e cruel”, a peste. Os Condes do Castelo da Feira, apelaram ao Mártir S. Sebastião para que acabasse com o morticínio dos Feirenses, prometendo-lhes a realização de uma festa anual, onde o “voto” seria a “fogaça”! 
Este é o inicio da história das fogaças, não acaba aqui mas foi o que fez nascer a grande festa que se realiza até os dias de hoje.
Tentei fazer duas vezes e com a ajuda da minha amiga Carolina, á terceira é que foi, a sua confecção é um pouco demorada, mas vão ver que o resultado final compensa.
Nesta receita não leva, mas pode adicionar um cálice de vinho do porto, também fica muito bom.

Para o isco:
200g Farinha T55

120ml de água morna
50g Fermento fresco de padeiro



Para a Massa:

600g de farinha T55

150g de açúcar
120g de manteiga (amolecida)
1/2 colher de café de sal
3 ovos
1 colher de café de canela em pó SULDOURO
1 colher de café de raspas de limão

Para o isco:
Dissolver o fermento na água e juntar a farinha, até obter uma massa mole, deixe levedar entre 15 a 30 minutos conforme a temperatura do ambiente.
(Tente manter portas e janelas fechadas, de modo a não haver correntes de ar, para levedar mais rápido, pode pré aquecer o forno com a porta do mesmo aberta, quanto mais quente o ambiente estiver, mais rápido leveda)

Depois do isco pronto, adicione o açúcar, a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, a manteiga e a farinha, amasse muito bem com as mãos, a massa fica um pouco dura e tem que despegar das mãos, caso não despegue e a massa esteja um pouco mole, adicione mais farinha até obter o resultado pretendido.
Deixe levedar o tempo necessário para a massa dobrar de volume (cerca de 30 minutos).
Assim que vir que a massa dobrou, divida em duas partes e molde cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais fino numa das pontas e mais grosso na outra.
Espalma-se o rolo, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, vá apertando para que fique bem apertado, resultando numa pirâmide.
Coloque as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha ou em papel vegetal, onde voltam a levedar (entre 30 minutos e 1 hora).
Pincelam-se com ovo batido, com uma tesoura, dão-se quatro golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo".
Leve as fogaças ao forno entre 180º a 200º durante 15 minutos, passado esse tempo, tiram-se para fora, com as mãos, separam-se as "torres do castelo", permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente.
Voltam ao forno para acabar de cozer, mantenha-as a meio do forno e vá fazendo o teste do palito.





9 comentários:

  1. Ola Selminho,
    Adoro Fogaça e nao fosse eu de Santa Maria Da Feira,
    Eu adoro colocar o vinho do porto.
    Ficaram lindas, parabens :)
    bjo

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá vizinha ;)
      Eu tb gosto com vinho do Porto, da-lhe outro sabor
      obrigado

      Eliminar
  2. olá boa tarde ... adoro fogaças,mas agora até estou com medo de as fazer...se com um experiente só à 3ª é que ficaram boas imaginem com uma inexperiente como eu..só à 10ª é que ficarão aptas a comer..lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla
      Não tem que ficar com receio, eu expliquei-me mal, muitas vezes pode correr mal pq não é costume eu seguir uma receita, neste caso da fogaça, quis seguir mas as duas primeiras receitas que encontrei tinha quantidades erradas e não explicava como devia ficar a massa.
      Faça e mostre-me, vai ver que vai sair bem ;)

      Eliminar
  3. Nunca fiz fogaças. Na verdade acho que só provei uma vez e mal me lembro. Mas esas estão cá com um aspeto!

    ResponderEliminar
  4. Como sou fã e seguidora do blog, decidi nomeá-lo para o prémio ConÓceme!
    Visite o link: http://nacozinhadasara.blogspot.pt/2014/03/premio-conoceme.html
    Continuação de bom trabalho :)
    bj

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)