terça-feira, 19 de abril de 2016

Cheesecake de caramelo


Base:

1.5 pacote de bolacha maria (300g)
150g de manteiga/margarina



Creme:
200g de queijo creme
50g de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de café de sumo de limão
3 colheres de sopa de água quente

200ml de natas
6 folhas de gelatina incolor

Molho de caramelo:
200g de açúcar
100ml de água
1/2 colher de chá de sumo de limão
200ml de natas


Coloque as natas no congelador 20 minutos antes de as usar. Deixe o queijo creme amolecer um pouco, em temperatura ambiente, antes de o usar.
Triture as bolachas numa picadora até obter uma espécie de farinha e junte-lhe a manteiga/margarina derretida, amassando bem com as mãos. 
Entretanto, demolhe as folhas de gelatina num pouco de água fria, durante, cerca de 10 minutos.
Unte uma forma de aro amovível (de 23 cm de diâmetro) com margarina e forre o fundo e a lateral (cerca de 2cm de altura)com a massa de bolacha. Pressione bem com as mãos e alise a superfície com uma colher. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Retire do forno e reserve.
Usando a batedeira, bata o queijo creme até ficar cremoso, acrescente o açúcar e bata até obter um creme fofo e claro. Adicione a baunilha e bata mais um pouco. 
Bata as natas em chantilly pouco firme juntamente o sumo de limão e envolva-as no preparado de queijo.
Dissolva as folhas de gelatina (espremidas) em 3 colheres de sopa de água quente e junte-as ao creme, envolvendo-as muito bem. Verta o preparado na base de bolacha e leve ao frigorífico cerca de 6-8 horas ou até que solidifique.

Molho de caramelo:
Quando o cheesecake estiver firme e solidificado faça o creme de caramelo.
Numa panela de fundo grosso e pesado, misture o açúcar, o sumo de limão e a água e leve a lume médio até o açúcar dissolver-se.
Diminua o lume para o mínimo e deixe a calda ferver até ficar de cor âmbar e neste exacto momento retire a panela do lume. 
Para não queimar o caramelo aconselho que tenha sempre o lume muito baixinho e assim que a calda fique âmbar (dourada) retire logo o tacho do lume. 
Após retirar o caramelo do lume, junte metade das natas (a mistura irá borbulhar e haverá uma fumaça ligeira) e misture com uma colher de pau. Junte as restantes natas, mexa bem e leve novamente a lume brando para dissolver os cristais de caramelo/açúcar que se formaram no processo. Deixe cozinhar até se formar um caramelo grudento. Em seguida, apague o lume e deixe o caramelo arrefecer um pouco antes de usar.

Montagem:
Coloque o caramelo, ainda morno, sobre o cheesecake solidificado e alise a superfície para que não se formem bolhas. Leve ao frigorífico por mais 1 hora. Sirva fresco.

Receita retirada deste blog


Reacções:

4 comentários:

  1. Ui, ui, que temos aqui?! Sou completamente doida por cheesecake! E de caramelo?! Nem te digo nada! Ainda bem que não lhe chego senão ficavas de prato vazio! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que pecado :o adoro caramelo, este semifrio deve ser uma verdadeira delícia.

    ResponderEliminar
  3. Sou louca por cheesecake com molho de caramelo fica divina.
    O teu deixou com água na boca, amei.

    ResponderEliminar
  4. Estou a imaginar a delícia que deve ser comer uma fatia desse cheesecake...deve ser daqueles sabores inesquecíveis!

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)