sexta-feira, 11 de maio de 2018

Massa choux


Para quem não sabe ou não conhece, a massa choux é utilizada para fazer profiteroles, ducheses, eclairs, entre muitas outras receitas, doces ou salgadas
Confesso que sou perdidamente apaixonado, é rápido de fazer, fácil e fica delicioso.

250ml de água (também pode fazer com leite)
150g de farinha (não necessita de fermento)
100g de manteiga
3 ovos tamanho L + 1 ovo para pincelar
1 c. de sopa de açúcar
Uma pitada de sal

Num tacho, coloque a água, a manteiga, o açúcar e o sal, leve ao lume e deixe ferver até a manteiga estar completamente derretida.
Retire o tacho do lume, adicione a farinha de uma só vez e mexa bem até obter uma massa, leve novamente ao lume, sem parar de mexer, até que a massa solte do tacho e forme tipo uma bola.
Retire do lume e deixe arrefecer, para acelerar o processo, coloquei o tacho dentro de um recipiente com água fria e fui mexendo a massa até ficar morna.
Com uma colher ou na batedeira, adicione os ovos um a um, sem parar de bater, até estar tudo bem incorporado e a massa estiver lisa.
Transfira a massa para o saco de pasteleiro e num tabuleiro forrado com papel vegetal, dê a forma adequada a cada tipo de receita.
Pincele com ovo batido e leve ao lume pré aquecido a 200º, por 30 minutos. Quando estiverem douradinhos e altos, desligue o forno, abra um pouco a porta e deixe por mais uns 15 minutos para que a massa seque um pouco.

Reacções:

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela visita, pelo comentario e pelo carinho, são receitas simples mas feitas com gosto, espero que goste ;-)