Pages - Menu

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Bolo de laranja e manteiga



Adoro bolo de laranja e este ficou delicioso, a receita foi retirada de um blog que adoro, estou a falar do blog Alquimia dos Tachos e utilizei o meu novo ajudante da Borner para cortar as laranjas ás fatias bem fininhas. 

300g de açúcar
2 laranjas
250g de manteiga 
6 ovos
250g de farinha para bolos
1 colher (café) de fermento em pó 
manteiga q.b. (para untar a forma)
2 colheres (sopa) de sumo de laranja
1 colher (sopa) de açúcar

Unte uma forma redonda com manteiga e polvilhe o fundo com 50 g de açúcar. Corte uma laranja em rodelas finas e coloque-as no fundo da forma. Ligue o forno a 180ºC.
Bata a manteiga com o açúcar restante (250g) e adicione as gemas, batendo entre cada adição. Peneire a farinha com o fermento e adicione-os à massa, alternando com a raspa e o sumo da outra laranja.
Bata as claras em castelo e envolva-as no preparado anterior, misturando com cuidado. Depois de obter uma massa homogénea, verta-a na forma e leve-a a meio do forno, durante 50 minutos (faça o teste do palito).
Misture as duas colheres de sumo de laranja com a colher de açúcar e leve ao microondas durante 1 minuto.
Desenforme e sirva o bolo pincelado com a geleia de laranja.


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Hambúrguer de atum e grão com legumes salteados


Hoje trago uma sugestão leve e mais saudável, estamos a chegar ao Natal, aquela altura do ano que a balança não perdoa, por isso é bom começar a fazer umas refeições mais leves, assim quando chegar a altura já podemos abusar um pouco mais dos doces (riso).

200g de grão de bico
2 latas de atum natural
2 dentes de alho
1 colher de sopa de cebola picada
1 ovo
1 courgette
1 cenoura
1 beringela
Salsa a gosto
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.

Triture o grão com 1 dente de alho, a cebola, o ovo e tempere com sal e pimenta, até formar uma espécie de pasta. Coloque a pasta numa tigela e misture bem o atum e a salsa picada.
Divida a pasta em quatro partes iguais, dando a forma de hambúrguer, enquanto prepara os legumes, coloque os hambúrgueres no frigorífico.
Lave muito bem os legumes, com a ajuda do cortador de legumes da Borner, corte os legumes em forma de esparguete.
Leve ao lume uma frigideira anti-aderente com um pouco de azeite e cozinhe os hambúrgueres durante cerca de 3 a 4 minutos de cada lado.
Na mesma frigideira, coloque um fio de azeite e 1 dente de alho picado, assim que o alho começar a alourar, salteie a cenoura, deixe cozinhar um pouco, acrescente a courgette e a beringela, tempere com sal e pimenta.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Bilharacos



bilharaco, também chamado de bilhareco, era o que eu chamava na brincadeira quando era mais pequenito, é um doce tradicional português, típico de Aveiro. É uma espécie de pastel doce frito, feito de massa de abóbora menina, característico da época do Natal e na minha mesa não pode faltar.
O bilharaco é conhecido por vários nomes, varia de região para região e a sua confeção também pode variar consoante o gosto de cada um, pode ser mole ou mais consistente, pode ser frito ou assado no forno e pode conter frutos secos.
Esta foi a primeira vez que fiz porque quem costuma fazer é a minha mãe e não é receita dela, isto porque ela faz a olho, ela diz que o bilharaco não tem uma receita certa, á medida que vamos fazendo, temos que ir vendo o nosso ponto certo, como algumas pessoas dizem "temos que ir falando com a massa".
A abóbora menina tem que ser amarelinha e temos que ter em atenção, que depois de cozida fica muito pouco, este é o único mal. Eu não sei quanto pesava a minha abóbora para depois de cozida dar 360g, em conversa com outras pessoas, a abóbora podia rondar os 2kg.

1 abóbora (depois de cozida e escorrida deve dar uns 360g)
100g de açúcar
60g de farinha
1 ovo
1 pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
Aguardente a gosto ou vinho do Porto
Canela e açúcar para polvilhar

Coza a abóbora no dia anterior com o pau de canela, a casca de limão e uma pitada de sal, depois de cozida coloque  a abóbora no centro de um pano, fazendo tipo uma trouxa e deixe escorrer de um dia para o outro dentro de um coador  para que liberte o máximo de água possível.
No dia seguinte, pegue na trouxa e esprema mais um pouco para libertar mais água.
Agora vem a parte divertida de meter a mão na massa, coloque a abóbora num recipiente e esmague bem, junte os outros ingredientes e amasse muito bem, relembro que pode alterar as medidas para ganhar mais consistência e acrescentar frutos secos.
Faça bolinhas ou se preferir utilize duas colheres e frite em óleo bem quente até ficarem douradinhos.
Coloque a escorrer em papel absorvente e depois passe por açúcar e canela.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Bolo pudim


Para o bolo:
4 ovos
200g de açúcar
125g de manteiga
225g de farinha com fermento
60g de chocolate em pó
100ml de leite

Para o pudim:
1 lata de leite condensado
2 medidas(lata de leite condensado) de leite
4 ovos

Ligar o forno a 180ºC. 
Começar por fazer o bolo, batendo o açúcar e os ovos, até ficar uma mistura clara. Derreter a manteiga em lume brando e adicionar à mistura de ovos e açúcar. 
Misturar o chocolate em pó com a farinha e adicionar ao preparado anterior. Finalmente, acrescentar o leite, batendo bem. 
Forrar uma forma de buraco com caramelo líquido. Deitar a massa do bolo e preparar o pudim, que consiste em bater todos os ingredientes. 
Deitar o preparado do pudim por cima da massa do bolo e levar ao forno a cozer em banho Maria. 
Cozer o bolo pudim cerca de 50 minutos. Só se desenforma quando está frio, para não partir. 
Levar ao frigorífico e servir bem frio.

Receita retirada da página Nestlé


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Pão de sementes


Adoro pão, apesar de ser um pouco demorado, sentir o cheirinho a pão quente e comer uma fatia com manteiga assim que sai do forno, não tem explicação.
Usei fermento seco mas na minha opinião não recomendo, comigo quase nunca leveda e quando leveda, demora bastante tempo, troquem por fermento de padeiro fresco que é bem melhor.
Quanto á farinha, usei farinha de trigo t65 mas pode usar integral, de centeio, fica ao vosso gosto.


500g de farinha
300ml de água morna

100g de sementes variadas
1 saqueta (11g) de fermento seco
10g de sal
15g de açúcar amarelo
Sementes para polvilhar


Pré-aqueça o forno a 200º.
Colocar numa taça a água morna, o sal, o açúcar e dissolva o fermento. 
Amasse muito bem, forme uma bola, polvilhe com um pouco de farinha, tape e deixe levedar até dobrar de volume (eu costumo fechar as portas da cozinha e abrir a porta do forno para acelerar o processo).
Colocar a massa numa forma de bolo tipo inglês, forrada com papel vegetal ou untada com óleo em spray.
Pincele a superfície com um pouco de água e polvilhe com algumas sementes.
Leve ao forno por uns 30 minutos.



segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Bolo de claras com limão e sementes de papoila (Sem gluten e lactose)


Muitas vezes fazemos doces em que utilizamos as gemas, temos que guardar as claras e acabamos por não saber bem o que fazer com elas, saber até sabemos mas não queremos acabar por fazer sempre as mesmas coisas.
Andei a ver algumas receitas de bolos feitos só com claras e decidi inventar a minha, apesar de ter visto muitas receitas, as pessoas ainda estranham um pouco por não levar gemas, mas garanto que fica delicioso.
Depois de algumas pessoas terem pedido receitas sem gluten ou lactose, pensei que era uma boa oportunidade de ajuda-los, a verdade é que tenho visto mais pessoas com esse pequeno problema, adoram doces mas são intolerantes a gluten ou a lactose e dificilmente encontram receitas.
O bolo ficou saboroso, fofo mas um pouco compacto, para quem puder ou quiser trocar a farinha de arroz por farinha normal, o bolo vai crescer mais e vai ficar ainda mais fofo.

10 claras
200g de farinha de arroz
150g de açúcar amarelo
150g de manteiga
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal
Sumo e raspas de 1 limão
Sementes de papoila a gosto

Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata as claras em castelo com uma pitada de sal e reserve.
Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofo.
Adicione as raspas e o sumo de limão, a farinha, o fermento e as sementes de papoila, mexa muito bem de cada vez que adiciona um ingrediente.
Envolva bem as claras sem bater, verta para uma forma forrada com papel vegetal e leve ao forno por uns 25 minutos.



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Bolo de pêras bêbedas


Para a 29.ª edição do "Dia Um...Na Cozinha!", foi pedido que fizéssemos um BOLO DE OUTONO.
Veio mesmo a calhar porque já tinha pensado neste bolo, só ainda não tinha encontrado a altura certa para fazê-lo. Acho que está um bolo com a "cara" da época em que nos encontramos, leva uma fruta da época, especiarias e uma calda de vinho, tudo aquilo que queremos nos dias mais frios.
Acaba por ser um 2 em 1 porque pode fazer só as pêras ou só o bolo..
Espero que apreciem esta sugestão, aqui em casa adoramos.

Pêras em calda:
3 ou 4 pêras
500ml de vinho do porto
200g de açúcar
1 pau de canela
1 estrela de anis
2 cravinhos
casca de limão q.b.

Para a massa:
200g de farinha
150g de açúcar amarelo
100g de manteiga amolecida


1 chávena de café da calda de vinho das pêras
4 ovos
1 c. de chá de fermento em pó
Raspas de meio limão



Comece pelas pêras bêbedas. Coloque as pêras descascadas num tacho, regue com o vinho e coloque o outros ingredientes. Leve a cozinhar em lume brando durante 20minutos.
Retire as pêras e reserve, separe uma chavena de café da calda para utilizar mais tarde na massa, o restante vinho, deixe ao lume até ficar um xarope que depois servirá para regar o bolo.
Para a massa, nunca se esqueçam que os ingredientes devem estar a temperatura ambiente.
Bata a manteiga com o açúcar por uns 10 minutos, quanto mais bater a manteiga mais a massa vai ficar leve.
Adicione ovos, um a um, batendo bem entre cada adição, continue a bater durante alguns minutos para obter um preparado leve.
Misture a calda de vinho e as raspas de limão, por fim, envolva a farinha e o fermento peneirado.
Deite a massa numa forma rectangular previamente forrada com papel vegetal e coloque as pêras no centro da massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC entre 30 a 40 minutos dependendo do forno, faça o teste do palito principalmente entre as pêras, o meu nessa zona ficou um pouco cru.
Deixe esfriar antes de desenformar e na hora de servir regue com um pouco do xarope.



sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Dourada ao sal com couscous e legumes assados


Esta é uma boa sugestão para fazer num almoço de domingo, vou dar a receita por passos mas pode fazer tudo junto, coloquei tudo no forno e depois fui trocando de lugar.

Para a dourada:
1 dourada grande
1kg de sal
1/2 pimento vermelho
1/2 chouriço
3 claras
Alecrim q.b.
Raspas de limão q.b.

Comece por limpar a dourada, tente não abrir a barriga para poder rechear, seque a dourada com papel de cozinha, recheie a dourada com o chouriço e o pimento cortado em tiras e reserve.
Coloque no liquidificador uma clara, o alecrim, as raspas de limão e triture. Junte este preparado ao sal juntamente com as restantes claras e misture tudo muito bem.
Numa assadeira, faça uma cama com quase metade da mistura do sal, coloque a dourada e cubra com o restante sal, pressione para fazer uma capa compacta.
Leve ao forno a 200º até o sal dourar.

Para os couscous com legumes assados:
250g de couscous
250ml de água
1 cenoura
1 beterraba
1 cebola
Alho francês*
100g de abobora
4 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal q.b.

*Não sei a quantidade certa do alho francês mas foi em volta de uns 15 centímetros da parte branca.
Lava os legumes, descasque e corte em pedaços pequenos, espalhe pelo tabuleiro que vai ao forno, tempere com sal e regue com um fio de azeite.
Vai ao forno a 200º por uns 30 minutos.
Um pouco antes dos legumes estarem assados, uns 10 ou 15 minutos antes, prepare os couscous.
Coloque os couscous numa taça e reserve.
Leve a água ao lume e assim que comece a ferver retire, espalhe a água sobre os couscous e tape a taça para que os couscous absorvam toda a água.
Antes de misturar os legumes com os couscous, com um garfo, vá soltando os grãos do couscous. Misture tudo, regue com um pouco de azeite e tempere com um pouco de sal.





quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Pudim francês


Quando era pequenino, só comia este pudim quando ia a casa de uma das minhas tias, era o pudim que eu mais gostava, ainda hoje gosto muito e sempre que faço, vem á memória a lembrança daqueles dias felizes.

11 gemas
1 ovo completo
12 colheres de sopa de açúcar
500ml de leite
100ml de Vinho do Porto
3 colheres de sopa de Maizena
Raspas de limão
Caramelo para untar a forma

Com uma vara de arames, bata muito bem as gemas com o ovo e o açúcar. 
Dissolva a Maizena no leite, acrescente o Vinho do Porto, as raspas de limão e deite esta mistura no preparado anterior e mexa bem.
Unte uma forma para pudim que tenha tampa, com o caramelo e encha com o preparado.
Feche bem, coloque a forma no centro de um pano de cozinha e ate as pontas, assim vai evitar que não entre água durante a cozedura.
Coloque na panela de pressão com água até metade da forma, assim que começar a ferver, deixe cozer uns 30 minutos. 
Deixe arrefecer na forma e leve ao frigorífico até á hora de servir.


sábado, 12 de setembro de 2015

Trufas de chocolate



Aqui está uma boa opção para oferecer a alguém e uma boa maneira de passar uma tarde agradável com os filhos, aposto que eles vão adorar meter as mãos no chocolate.

300g de chocolate em barra
100g de açúcar em pó
100ml de natas
80g de manteiga
20g de manteiga de amendoim
30ml de vinho do Porto
Cacau em pó

Num tacho, coloque o chocolate partido em pedaços com a manteiga e a manteiga de amendoim, derreta-o em banho-maria. Quase todos sabem mas nunca é demais lembrar, quando metemos o chocolate a derreter em banho-maria, a água não pode chegar ao tacho, ele tem que derreter só com o vapor que bate no tacho.
Retire do lume e junte o açúcar, as natas e o vinho do Porto, misture muito bem até obter uma mistura homogénea, leve ao frigorífico até endurecer, prefiro sempre fazer no dia anterior. 
Molde bolinhas de chocolate e passe-as por chocolate em pó. 
Guarde frio e sirva-se sempre que apetecer.


sábado, 29 de agosto de 2015

Cheesecake de chocolate


Este ano ainda não tinha feito nenhum cheesecake e estava mesmo a apetecer fazer um de chocolate, primeiro pensei fazer um no forno, depois decidi por fazer um mais fresco, peguei no que tinha e fiz um meio à sorte. O resultado ficou espectacular, ficou bonito e muito saboroso, com uma textura esponjosa e cremosa.
Antes que me perguntem o porquê de bolachas de água e sal, já vou adiantar-me, as bolachas doces que utilizei são as tradicionais bolachas Maria, como tenho algumas em casa e acho essas bolachas muito doces, o que acaba por deixar uma base um pouco enjoativa, decidi colocar um pouco da outra, pode ser um pouco estranho mas na realidade ficou bom e é o que importa.

200g de bolachas doces
50g de bolachas de agua e sal
120g de manteiga derretida
400g de natas
400g de queijo creme
300g de chocolate
150g de açúcar
7 folhas de gelatina incolor
3 claras
3 gemas
1 café expresso

Comece por forrar uma forma de aro com papel vegetal.
Triture as bolachas até ficar uma farinha, adicione a manteiga e misture muito bem até formar uma massa, coloque na forma e forme uma base uniforme, costumo utilizar uma colher, reserve no frio para solidificar.
Num tacho em banho-maria, coloque o chocolate partido, o café e uma colher de sopa de manteiga, mexa longe a longe até derreter e reserve para que esfrie um pouco.
Bata as claras em castelo com umas gotas de sumo de limão, adicione o açúcar, bata mais um pouco e reserve.
Bata as natas até ficarem bem firmes, adicione o queijo, as gemas e o chocolate derretido.
Coloque as folhas de gelatina num recipiente com água fria, assim que estiverem amolecidas, escorra a gelatina e leve ao microondas para derreter, coloque numa potencia baixa e é uma questão de segundos. Adicione ao preparado anterior e misture muito bem e com movimentos rápidos.
Envolva muito bem as claras em castelo, verta para a forma e leve ao frigorífico até solidificar.
è um cheesecake um pouco diferente mas posso garantir que fica muito bom.




terça-feira, 25 de agosto de 2015

Tarteletes de chocolate e caramelo salgado



Para a base:
200g de bolachas
100g de manteiga derretida


Triture as bolachas até ficarem como fosse farinha, junte a manteiga derretida e envolva até ficar uma massa, forre as formas das tarteletes, de preferência de fundo amovível, comecei por forrar as laterais e depois o fundo, reserve no frigorífico.


Para o caramelo salgado:
200g de açúcar
100ml de água
100ml de natas
1 colher de sopa de manteiga

1/2 colher de café de sal fino

Coloque o açúcar num tacho juntamente com a água e leve a lume médio até formar um caramelo, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem, deixe arrefecer um pouco e distribua pelas tarteletes.

Para o ganache de chocolate:
200g de chocolate de leite de boa qualidade
150g de natas
1 colher de sopa de manteiga

Num tacho, coloque as natas e o chocolate partido, aqueça sem deixar ferver, retire, junte a manteiga e mexa com uma vara de arames. Distribua pelas tarteletes e leve ao frio para endurecer.

Quando for para servir, retire do frio uns minutos antes, o tempo necessário para fazer o merengue.

Para o merengue:
2 claras
100g de açúcar
Essência de baunilha q.b.

Comece por bater as claras, assim que formar espuma adicione o açúcar, uma colher de cada vez, adicione a baunilha e continue a bater até ficar firme e brilhante, Com um saco de pasteleiro, coloque um pouco por cima de cada tartelete e queime com a ajuda de um maçarico de cozinha.


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Pudim de chia com coco e maracujá


500ml de leite de arroz e coco
65g de sementes de chia
2 c. de sopa de coco ralado
16 maracujás*
Mel a gosto

*A quantidade dos maracujás não precisa ser necessariamente esta, utilizei estes todos porque gosto bastante e pode substituir por outras frutas.

Numa taça, misture o leite, as sementes, o coco e o mel, mexa muito bem até ficar muito bem misturado. Em vez de meter numa taça, pode dividir por frascos e é só agitar.
Leve ao frigorífico por umas 3 ou 4 horas, eu prefiro sempre deixar durante a noite.
No caso de ter utilizado a taça, antes de servir, distribua por tacinhas e cubra com a polpa de maracujá.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Bolo de leite de coco


Esta receita foi retirada do blog Alquimia dos Tachos, uma menina muito querida e que cozinha que é uma maravilha, eu sigo muitos bons blogs portugueses e este é um deles.
Vou colocar a receita exactamente como está no blog porque segui á risca, no entanto, espero que visitem e acho que vai ser difícil não ficarem apaixonados pelas receitas.
A minha opinião sobre o bolo, sou suspeito porque adoro coco mas ficou delicioso.

200ml de leite de coco
370g (1 lata) de leite condensado
4 ovos
50g de creme vegetal líquido
2 colheres de sopa de açúcar
125g de farinha de trigo
30g de farinha de coco*
½ colher (chá) de fermento em pó
q.b. de coco ralado e em lascas* (para decorar)

(*ver nota)



Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar o acessório misturador na taça. Adicionar 150 ml leite de coco, 250 g de leite condensado, os ovos, o creme vegetal e o açúcar. Misturar na velocidade 7 durante 1 minuto.
À parte, juntar a farinha de trigo, a farinha de coco e o fermento em pó. Peneirar esta mistura para dentro da taça e mexer na velocidade 6 durante 1 minuto.
Verter a massa numa forma redonda, previamente untada (ou revestida de papel vegetal) e levar ao forno durante cerca de 40 minutos. Antes de retirar, verificar a cozedura com um palito.
Desenformar o bolo depois de frio e regar com o restante leite de coco e condensado, previamente misturados. Polvilhar, generosamente, com coco ralado e em lascas.


NOTA: A farinha e as lascas de coco podem ser encontradas em lojas de venda de produtos biológicos e/ou dietéticos. Alguns hipermercados também têm uma secção destinada a estes produtos.
No entanto, poderá substituir a farinha de coco por coco ralado, ou por farinha de trigo. O bolo pode ser coberto apenas com coco ralado.