As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

As Receitas do Selminho

Há quem diga que cozinhar é uma arte ou uma obrigação. Mas para mim é um grande prazer, uma forma de descontrair e relaxar.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Tarteletes de chocolate e amêndoa


Esta receita foi retirado de uma embalagem de mousse, já a tinha afixado no frigorífico à algum tempo, estava sempre a dizer, um dia destes faço e a verdade é que fui arrastando.
Ontem, com um jantar marcado em cima da hora, não sabia o que fazer e tinha que ser alguma coisa que fosse rápida de confeccionar, então foi desta que resolvi fazer, é muito rápida de se fazer e fica mesmo muito bom.
A receita deveria ter sido feita em forminhas de tarteletes, como ainda não tenho dessas formas, acabei por fazer mesmo numa forma para tartes, temos que ser desenrascados.

1 saqueta de mousse de chocolate
2,5dl de creme de culinária (usei normal porque gosto sentir aquele salgadinho no meio do doce)
50g de amêndoa finamente ralada
2 ovos

Misturar a saqueta com a amêndoa, junte os ovos e o creme de culinária, bata com a batedeira durante 1 minuto.
Divida o preparado por formas de tarteletes previamente untadas com manteiga e leve a cozer em forno pré aquecido a 180º, durante cerca de 15 minutos.
Espero que gostem da sugestão.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Bolo de fiambre e queijo com molho de francesinha


Mais uma receita deliciosa tirada da revista TeleCulinária, mais uma vez é uma receita muito fácil de fazer, não dá quase trabalho nenhum, fica muito bem como refeição mas pode levar para a praia, para o seu lanche e mesmo o dos seus filhos, com molho ou sem molho, fica mesmo bom.
Quanto ao molho da francesinha, pode comprar em frasco ou fazer em casa, podem ver a receita do molho aqui.

250g de farinha
150g de queijo flamengo
150g de fiambre da perna
100g de manteiga
1 frasco de molho para francesinha
6 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
Especiarias Suldouro a gosto
Sal e pimenta Suldouro q.b.
Papel vegetal

Ligue o forno a 180º
Unte uma forma com margarina, forre-a com papel vegetal e volte a untar, eu utilizei uma forma de silicone, não untei, não meti papel vegetal e saio na perfeição.
Corte o fiambre e o queijo em pedaços e reserve. deite a manteiga para uma tigela, junte os ovos e bata bem. Adicione depois o fermento e a farinha, aos poucos, batendo sempre muito bem. Junte os pedaços de fiambre e de queijo, as especiarias sal e pimenta, se necessário.
Verta para a forma e leve ao forno durante 45 minutos. espete um patito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer. Corte em fatias e sirva regado com o molho para francesinha.

Esta é a receita original mas eu acrescentei azeitonas e pimento vermelho à massa, juntei cogumelos ao molho e acompanhei com umas batatinhas fritas, espero que gostem.


quarta-feira, 25 de junho de 2014

Clafoutis de Cereja


Cerejas
2dl. de leite 
2dl. de natas
4 ovos
120g de farinha
150g de açúcar
1 colher de café de aroma de baunilha
1 colher de sopa de manteiga
1 pitada de sal
Raspas de limão
Açúcar em pó q.b.

Pré aqueça o forno a 180ºC.
Lave e retire os caroços das cerejas, não calculei a quantidade, coloque o suficiente para cobrir o fundo da tarteira mas mantendo espaço entre elas, para tirar o caroço, usei o mesmo utensílio que uso para descaroçar as azeitonas.
Forre uma tarteira com papel vegetal e unte com manteiga ou unte uma forma de aro amovível com manteiga e polvilhe com açúcar.
Leve o leite a ferver com as natas e a manteiga, quando começar a ferver, retire e reserve.
Bata os ovos com o açúcar e o sal até obter um creme esbranquiçado, adicione o aroma de baunilha e as raspas de limão. Adicione aos poucos a farinha, por fim adicione aos poucos, o leite à massa, sempre a bater.
Disponha as cerejas na tarteira, verta a massa por cima e leve ao forno durante uns 30 minutos.
Retire, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva de imediato ou leve ao frigorífico para servir fresquinho.


quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cheesecake no forno com compota de frutos vermelhos


Mais uma receita que vi na revista da TeleCulinária.
Eu adoro cheesecake mas no forno nunca tinha provado, fica uma delicia, vou fazer mais vezes.
Já agora aproveito para mostrar a minhas novas tábuas, enviadas pela Gradirripas, são bem bonitas, leves e de boa qualidade.

200g de bolachas digestivas ou tipo Maria
250g de queijo-creme
200g de queijo ricotta
150g de açúcar
80g de manteiga derretida
20g de farinha
2dl de natas
2 ovos
1 frasco de compota (utilize o sabor que preferir)

Triture as bolachas numa picadora e misture com a manteiga derretida. espalhe no fundo de uma forma de fundo amovível, pressionando para formar uma base. Reserve no frigorífico.
Aqueça o forno a 170ºC. Misture o queijo-creme com o queijo ricotta, as natas e a farinha. Bata com a batedeira eléctrica até ficar tudo bem envolvido.
Junte um ovo de cada vez, batendo sempre. Acrescente o açúcar aos poucos e mexa até ficar bem homogéneo. Coloque sobre a base de bolacha e leve ao forno durante 30 minutos. Retire, deixe arrefecer durante 1 hora e depois barre a superfície com a compota. Reserve no frio até servir.



domingo, 15 de junho de 2014

Parceria com Dulcis


Estou muito feliz por poder apresentar esta nova parceria com a Dulcis, logo eu que adoro fazer doces e sou considerado por alguns, como doceiro.

Um pouco sobre a Dulcis.
Nos últimos anos tem-se registado um crescente e generalizado gosto pela cozinha, sobretudo junto das novas gerações. Afirma-se o prazer de receber e o gosto em surpreender; “fui eu que fiz” ou “foi feito cá em casa”. Desta constatação, nasceu a Dulcis que significa “doce” em latim.
É com espírito muito Dulcis, que queremos levar até si as melhores matérias-primas para a composição de surpreendentes e maravilhosas receitas. Sempre que desejar, com toda a comodidade, com muita variedade de opções, com elevada qualidade e sempre com o melhor preço.
Esperamos que se delicie com os nossos sabores naturais e frescos, com o genuíno prazer das soluções feitas por si, na sua própria casa, como no tempo das nossas avós, mas agora, com toda a diversidade, segurança e praticidade que a Dulcis lhe propõe.

Deixe-se surpreender com o infindável leque das nossas propostas. Teste o desempenho ao forno dos recheios (Dulcis e Dulcicremes) nuns magníficos rissóis de fruta ou folhados para toda a família. Inove com a simplicidade e intermináveis possibilidades de utilização das Dulcipastas ou encante-se com os deliciosos Dulcicremes prontos a utilizar. 

Prudutos:

  • - Dulcis (Recheios)
  • - Dulcicremes (Cremes)
  • - Dulcipastas (Preparados para Mousses)
  • - Dulcibrilhos (Brilhos)
  • - Dulcipolpas (Polpas)
  • - Dulcimassas (Massas)
  • - Dulcitops (Toppings)
  • - Dulcisumos (Concentrado de Sumo)
Postos de venda:
  • loja SUGAR DAYS Rua D. Jerónimo Osório, Nº 20-B, 1400-122 Lisboa
  • loja PLANETA DOS BOLOS Praça Norte, Mercado da Encarnação Norte, loja 8, 1800-281, Lisboa 
  • loja O MEU BOLO Rua Camilo Castelo Branco, nº 3, 2830-328, Barreiro 
  • loja O MEU BOLO Avenida D. João II, 4.45.05H, 1990-305 Lisboa
  • loja Pro Doce - Dicas de Festa Centro Comercial da Vinha, Rua Conde S. Bento, Loja 14, 4785-296, Trofa
  • loja COMFEIPAS Zona Industrial, 3ª fase, Lt 6, Olhão
  • loja PARTY FLAVOURS Avenida da Conduta, nº 78, 4435-485, Rio Tinto


sábado, 14 de junho de 2014

Serradura



Esta receita é muito fácil e fica uma maravilha, a original não é bem assim e nem com estes ingredientes, eu que não sou de deitar nada fora, aproveito o que tenho em casa para fazer as receitas. A original é boa mas esta ficou uma maravilha, parece uma mistura de baba de camelo com serradura :) Espero que gostem.


600ml de natas
1 lata de leite condensado cozido (na receita original é usado leite condensado normal)
1 pacote de bolachas digestivas (normalmente é usado bolachas Maria ou torradas)

4 folhas de gelatina (opcional)

Triture as bolachas na picadora e reservar.

Bata as natas até ficarem bem firmes. Junte o leite condensado cozido e bata mais um pouco.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria, quando estiverem moles, escorra bem, leve ao microondas até derreter e misture ao preparado, as folhas de gelatina é opcional.

Numa saladeira ou em taças, coloque em camadas alternando o creme e as bolachas, também pode misturar as natas com as bolachas, é como preferir.
Levar ao frigorífico, eu deixo sempre de um dia para o outro, decorar com bolacha triturada e raspas de chocolate.

Terrina fria de legumes, marisco e ovos cozidos


Agora com este calor, sabe mesmo bem uma refeição leve e fresca.
Está é uma receita que veio numa das revistas da TeleCulinária, ficou mesmo boa, só fiz umas pequenas alterações a meu gosto e para os ingredientes que tinha em casa.

750g de macedónia congelada
500ml de béchamel
200g de miolo de camarão
4 ovos cozidos
3 colheres de sopa de azeite
6 folhas de gelatina
6 delicias do mar desfiadas
1 caldo de marisco
Sal e pimenta Suldouro q.b.
Óleo para untar

Leve ao lume um tacho com água, junte o caldo de marisco, deixe ferver, adicione o miolo de camarão e deixe cozer durante 5 minutos. Junte a macedónia e deixe cozer mais 5 minutos.
Depois escorra, reserve a água da cozedura e deixe arrefecer.
Ponha a gelatina a demolhar em água fria durante 4 minutos. Passe 1,5dl da água da cozedura pelo coador de rede fina, deite deite num tacho, leve ao lume, deixe ferver e desligue o lume. Escorra a gelatina, junte-a ao tacho e mexa até a gelatina ficar bem derretida.
Unte uma forma tipo bolo inglês com óleo, adicione as delicias aos legumes e deite metade na forma.
Coloque em cima os ovos cozidos descascados e cubra com o resto da mistura.
Deite o béchamel para uma tigela, junte a mistura do caldo com a gelatina e o azeite, mexa, rectifique o sal, tempere com uma pitada de pimenta moída na hora e mexa bem.
Deite sobre os legumes na forma e leve ao frio até solidificar. Antes de servir, mergulhe a forma em água quente, desenforme e sirva em fatias decoradas a gosto.






terça-feira, 10 de junho de 2014

Bolo de chocolate merengado com morango



Bolo
200g de chocolate negro
180ml de farinha
80ml de maizena
120ml de açúcar
2 colheres de chá de fermento
4 ovos
1 iogurte natural
70ml de leite
50ml de óleo
Raspas de limão
1 colher de café de baunilha
1 pitada de sal

Derreta o chocolate em banho maria e reserve.
Peneire a farinha, junte a maizena, o açúcar e o fermento.
Adicione as gemas, o iogurte, o leite, o óleo, as raspas de limão, a baunilha e bata tudo muito bem, adicione o chocolate derretido.
Bater as claras em castelo com o sal, envolva cuidadosamente na massa e verter para a forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º, entre 30 a 45 minutos, depois dos 30 minutos vá fazendo o teste do palito.

Merengue
4 claras
150g de açúcar
1 colher de chá de maizena

Aqueça o forno a 120º.
Bata as claras até começar a ficar em castelo, adicione colher a colher de açucar, continue a bater até ficar um creme brilhante, adicione a maizena e envolva.
Coloque o creme num saco de pasteleiro com bico frisado, faça montinhos em espiral, bem juntinho para ficar tipo pavlova, sobre um tabuleiro forrado de papel vegetal.
Leve ao forno por 45 minutos e deixe arrefecer dentro do forno.

Recheio
200g de natas
200g de mascarpone
80g de morangos
60g de açúcar

Triture os morangos com o açúcar, bata as natas com o mascarpone, até ficar bem duro, adicione os morangos e reserve no frio. Use umas boas natas é importante.

Calda
100g de morangos
80g de açúcar

Num tacho, levar o açúcar com os morangos partidos em quatro, deixe ferver em lume brando, sem mexer para que os morangos fiquem inteiros, até obter uma calda um pouco espessa, tipo doce de morango.



Montagem

Corte o bolo ao meio, coloque numa das metades o recheio com o saco de pasteleiro, espalhe os quartos de morangos que utilizou para a calda, cubra com a outra metade do bolo, espalhe novamente o creme, coloque o merengue e regue com a calda.
Dá um pouco de trabalho, mas o resultado final compensa.




terça-feira, 3 de junho de 2014

Parceria com a Gradirripas


É quando menos esperamos que as coisas acontecem e hoje foi dia de acontecer.
É como muito gosto que informo a nova parceria com a Gradirripas.
Gradirripas é uma empresa de origem portuguesa que se dedica ao fabrico de artigos em madeira, desde tábuas e utensílios de cozinha, caixas para vinhos, bancos entre outros.
Gradirripas foi a empresa escolhida pelo Chef Jamie Oliver, para produzir as tabuas Jamie's Italian, não só para uso próprio, mas também para os comercializar em seu nome.
Há já bastante tempo que ando de olho nestas lindas tábuas, recentemente estive com uma nas mãos mas infelizmente não tive oportunidade de a trazer comigo.


Gradirripas, Lda. é uma empresa familiar, propriedade da família Violante, oriunda de Pernes, concelho de Santarém, situada bem no centro do país. Com ligações ao sector há já dois séculos, os actuais proprietários fazem parte da quinta geração de uma família tradicionalmente ligada à produção de artigos em madeira. Um saber que remonta aos finais do século XIX, quando Manuel dos Santos Violante trabalhava a madeira como uma verdadeira arte.
A sociedade com a actual designação de Gradirripas – Artigos em madeira Lda., foi constituída em 2006 e dedica-se, sobretudo, ao fabrico de caixas em madeira para vinhos e produtos gourmet, bem como à produção de artigos em madeira para cozinha e pequeno mobiliário.
A madeira utilizada no fabrico dos artigos provém, essencialmente, de pinhais da região centro de Portugal, adquirida a produtores que asseguram a sustentabilidade das florestas. Para tal, são feitas novas plantações em substituição das árvores abatidas para a indústria.
A Gradirripas só adquire madeira a fornecedores devidamente legalizados, sujeitos a fiscalizações periódicas no que respeita à origem da madeira e ao controlo do nemátodo do pinheiro. A madeira é sujeita a secagem em estufa, onde permanece o tempo necessário para garantir um produto de qualidade, isento de humidades e do vírus do nemátodo, que tem atingido as florestas portuguesas. A madeira trabalhada pela Gradirripas é devidamente identificada através do passaporte fitossanitário, que acompanha cada lote de matéria-prima adquirido.
A Gradirripas conta actualmente com 10 colaboradores experientes, especializados nas diferentes fases do trabalho da madeira. A qualidade do produto final é reconhecida no mercado nacional e internacional, em particular no Reino Unido. É para este país que se destina a maior parte da produção, em especial tábuas Jamie's Italian, marca sob a qual o conhecido cozinheiro Jamie Oliver comercializa os seus utensílios de cozinha.

domingo, 1 de junho de 2014

Brownie cheesecake de morango



Hoje é dia 1 e como é habitual, é dia do desafio proposto pelo grupo Dia Um... Na Cozinha!
Este mês o tema é Brownie, veio mesmo a calhar porque já andava mesmo a querer experimentar.
Aproveito esta publicação para pedir desculpas aos membros do grupo, nos últimos dois desafios não vi todas as participações por duas razões, a primeira é que tem sido raros os momentos que me sento em frente ao computador e a segunda, é que o grupo está a crescer de mês para mês, o que é muito bom. Prometo que este mês vou ver um por um.


Brownie:
200g de chocolate Casa Grande - Chocolatier
200g de manteiga
200g de açúcar
150g de farinha com fermento
4 ovos
2 colheres de sopa de cacau

Cheesecake:
400g de queijo creme
100g de açúcar em pó
100g de morangos
1 colher de café de essência de baunilha
2 ovos


Pré-aqueça o forno a 180º. 
Forre um tabuleiro rectangular com papel vegetal e unte-o com manteiga. 
Vamos começar pelo brownie. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria, derreta em lume brando e não deixe a água tocar no recipiente do chocolate. Bata os ovos com o açúcar até obter um creme esbranquiçado, adicione aos poucos o chocolate derretido, a farinha peneirada e o cacau. 
Coloque a massa na forma e reserve. 
Para o cheesecake, misture o queijo creme com o açúcar até ficar uma mistura homogénea. Adicione os ovos um a um batendo bem e por fim a baunilha. Separe cerca de 100g do cheesecake e o restante coloque por cima do brownie, reserve novamente.
Com a varinha, passe os morangos mas não na totalidade, deixe ficar com alguns pedaços, misture com as 100g de cheesecake e espalhe por cima das duas massas anteriores.
Com a ajuda de um garfo misture, à superfície, como fosse um bolo mármore. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Faça o teste do palito que deve sair húmido. 
Deixe arrefecer e corte em quadrados.
Sugestão: Na hora de espalhar as massas, distribua bem, eu não o fiz e ouve partes que ficaram um pouco mal cozidas, serviu de lição mas para os primeiros brawnies, ficaram bem saborosos.